Apresentando a Federação
![]() |
Fonte: http://historiadobairro-rua.blogspot.com/ |
A Federação é um bairro de Salvador, capital do estado brasileiro, Bahia. Bairro central, onde estão localizados importantes cemitérios, unidades da Universidade Federal da Bahia, importantes emissoras de TV e rádio, igrejas e importantes terreiros de candomblé.
Tem limites com a Graça e Canela (a Oeste), o Garcia (ao Norte) e o Engenho Velho da Federação (ao Sul) Sua principal via é a Avenida Cardeal da Silva - na verdade um prolongamento (sem solução de continuidade) da rua Caetano Moura, que por sua vez é sequência da Ladeira do Campo Santo e esta da Rua Padre Feijó (que vem do Canela). Na Federação é que inicia a Avenida Anita Garibaldi, uma das principais vias centrais da capital baiana. A primeira via foi a rua Caetano Moura, inicialmente chamada de Estrada da Federação.
Conforme dito anteriormente, o bairro abriga importantes cemitérios, como o do Campo Santo a principal necrópole da capital; defronte a este está o Cemitério dos Alemães (ou Cemitérios dos Estrangeiros), voltado para a comunidade teutônica.
Pela sua localização geográfica, sendo um dos bairros mais altos, cujo ponto culminante atinge 115 metros de altitude, abriga várias emissoras de rádio e televisão do estado, também citadas anteriormente, dentre elas destacamos, a TV Bahia, TV Aratu, TV Record, esta última, muito conhecida pela sua alta torre de transmissão que é avistada desde a Av. Vasco da Gama, Band Bahia, TVE Bahia e TV Baiana.
A Universidade Federal da Bahia tem ali o Pavilhão de Aulas da Federação (PAF), um complexo de unidades que tem início com a Escola Politécnica
![]() |
Escola Politécnica da UFBA |
Extremamente rica culturalmente, a Federação é um dos bairros mais privilegiados de Salvador possuindo dentre os seus “tesouros” diversos terreiros de candomblé (Gantois e Casa Branca). Hoje, o bairro da Federação faz ligação entre diversos pontos da cidade como as Avenidas Vasco da Gama, Garibaldi e Centenário e os bairros do Rio Vermelho, Canela e Graça.
Fontes: http://www.culturatododia.salvador.ba.gov.br/vivendo-polo.php?cod_area=9&cod_polo=34
https://pt.wikipedia.org/wiki/Federa%C3%A7%C3%A3o_(Salvador)
Muito bom! Um documentário sobre o bairro, trazendo conhecimento para os soteropolitanos. Às vezes, acontece da pessoa morar em um lugar e não saber nada sobre. Parabéns pelas informações.
ResponderEliminarLegal!!É importante ter informações de bairros da cidade em que vivemos, sempre tive curiisidade de saber informações sobre aquele cemitério que fica em frente ao campo santo, seu trabalho me trouxe essa informação me incentivando a pesquisar mais sobre o assunto!!
ResponderEliminarParabéns texto claro!!
ResponderEliminarParabéns pelo trabalho.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
EliminarSuper interessante a apresentação da história desse bairro. A Cultura de um povo é mantida através das histórias que são passadas de pais para filhos, ou seja de geração em geração. Como é importante manter viva, na memória de um povo, suas raízes, suas histórias.
ResponderEliminarExcelente trabalho!