quarta-feira, 20 de junho de 2018

Rua Mestre Pastinha

Conhecendo a História de Minha Rua
Início da Rua Mestre Pastinha
Conforme citado nos relatos anteriores, o bairro da Federação e o sub bairro Alto das Pombas se desenvolveram no entorno da antiga Estrada do Arraial do Rio Vermelho, hoje Avenidas Caetano Moura e Cardeal da Silva, estrada essa que ligava o Arraial do Rio Vermelho a uma feira popular no centro da cidade onde era comercializado os produtos originados na região.
Bem a Rua Mestre Pastinha, se liga diretamente a Av. Caetano Moura, tendo uma ligação histórica direta com a Antiga Estrada do Arraial do Rio Vermelho, pois antes da modernização do bairro, a rua que resido ligava diretamente a Estrada do Arraial do Rio Vermelho ao atual bairro de Ondina, podendo ter sido um meio de atalho para se chegar ao centro da cidade. Com a modernização do bairro e o surgimento das emissoras de TV, principalmente a TV Bahia, e a construção de condomínios na região, o antigo acesso que havia para a praia foi definitivamente fechado.
Em entrevista com moradora centenária do bairro que reside nesta rua há mais de 90 anos, pude coletar muitas informações acerca do local. Segundo informações da mesma, a rua inicialmente se chamava Vai Quem Quer, devido a extrema dificuldade de acesso ao local, pois trata-se de um terreno com uma ladeira íngreme, que não havia aterramento muito menos asfalto, no local existia um campo de futebol que era utilizados pelos moradores, especificamente as crianças, e diversas fontes naturais de água potável, havendo até um riacho no local.
Ainda segundo informações da moradora esse riacho que existia no local era o que proporcionava renda as moradoras do local, em sua maioria negras, que sobreviviam de trabalhos domésticos, especificamente, lavavam roupas de moradores do bairro da Garça e utilizavam a água do riacho para tal finalidade.
Segundo essa moradora, ela própria criou seus 7 filhos realizando esse tipo de serviço. Com o passar dos anos o bairro começou a se desenvolver com o estabelecimento principalmente de funerárias, devido a sua proximidade com o cemitério do Campo Santo e por consequência a rua também, em um primeiro momento houve o estabelecimento de oficinas na rua, sendo uma das primeiras criadas por um dos filhos dessa moradora centenária. A partir do estabelecimento dessa oficina, surgiram novos comércios na rua como bares e bancas de vendedores ambulantes, dentre outros.
A partir do desenvolvimento do comércio na rua, houve a alteração de nomenclatura, de antigo Vai Quem Quer, para Rua Florestal Parque Suíço. A partir dessa mudança, a rua começou a se modernizar mais e com isso vieram outras consequências, como a transformação do antigo córrego em esgoto e por consequência seu aterramento e transformação em esgoto por parte da prefeitura, houve também a extinção do campo de futebol, dando lugar a uma oficina mecânica que existe até hoje no local, tempos depois a rua foi totalmente asfaltada e teve sua passagem que dava acesso direto a praia da Ondina fechada para dar lugar a um condomínio.
Final da Rua Mestre Pastinha
Segundo essa moradora, atualmente a rua apresenta poucas característica de como era originalmente, conservando apenas a vegetação no local onde era a passagem para a praia e hoje abriga o condomínio. Após todas essas transformações alguns comércios existentes na rua também foram extintos, existindo atualmente oficinas mecânicas e uma confecção de roupas no final da rua. Por fim, houve mais alteração na nomenclatura da rua que agora se chama Mestre Pastinha, mudança essa efetuada pela prefeitura, mas que nenhum morador sabe explicar exatamente a razão pela qual foi dado esse nome, pois o homenageado não tem relação alguma com o bairro.

      

8 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, escrita clara e rica de detalhes. Com essa pesquisa podemos notar que as entrevistas com moradores antigos dos bairros são tão importantes quanto outras fontes de consulta e ainda acredito que mais forte pois eles são testemunhas vivas dos acontecimentos. Muito bom!!

    ResponderEliminar
  2. Nossa
    Como e bom saber da histiria dos bairros de salvador
    Trabalhei um periodo nessa localidade, e ñ tinha idéia de como foi criado esse bairro.
    Gostei de trabalhar ate por que,me favoreceu muito o deslocamento pra resolver questões bancàrias e até de consultas médicas ,por ser localizado no centro.suma importância essa questão de conhecer os bairros de nossa cidade.
    Sua historicidade que e um otimo material pra ser trabalhado em sala de aula.
    Parabéns pela pesquisa.

    ResponderEliminar
  3. Interessante o blog!
    Legal sabermos um pouco sobre os bairros de Salvador. Lugares que muitas vezes já andamos, mas não sabemos nada a seu respeito. Desse jeito da até vontade de visitá-lo. Um documentrio prazeroso de ler, pois a participaçao da comunidade enobrece e traz vida a escrita. Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  4. Gostei bastante do texto, muito bem escrito. Conheço a história da rua pois minha avó Letícia e meu pai José, sempre me contaram como era a localidade há tempos atrás. Tenho 40 anos e sempre reside nessa rua, para mim foi gratificante ler seu texto, me fez rememorar um pouco da história e dos tempos de criança. Muito bom!!! Parabéns pela pesquisa!!!

    ResponderEliminar
  5. É de suma importância conhecer a história deste bairro e de suas modificações ao longo do tempo. A escrita está maravilhosa, pude imaginar as ruas a cada linha lida. Parabéns ao autor!

    ResponderEliminar
  6. Esse trabalho está muito bom, o texto é esclarecedor. A partir dessa pesquisa foi possivel conhecer a història e as mudanças de um importante bairro de Salvador. Parabéns Ivanilson.

    ResponderEliminar
  7. A história do bairro federação remeteu o de Itacaranha como a uma ligação entre a história pelos trajetos de luta e resistência. Como a história da Federação é esquecida nos livros didático da Bahia. Vamos divulgar esse Blogue super bem construido.

    ResponderEliminar
  8. Muito interessante seu blog Ivan está de parabéns não conhecia a história do seu bairro uma verdadeira aula.

    ResponderEliminar

Entrevista

Fonte: https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact ENTREVISTA Entrev...